Análises Genéticas

COMO FUNCIONA

Ferramentas moleculares têm ganhado cada vez mais espaço em processos de licenciamento, dada sua capacidade de resolução em identificação de espécies e populações. Estas ferramentas podem ser aplicadas em estudos com fauna e flora não atendendo apenas peixes, propiciando resultados altamente fidedignos.

Genética de populações

A genética de populações tem sido amplamente utilizada em estudos de ictiofauna em ambientes sob efeito de barramentos. Com a aplicação desta técnica, é possível inferir se dado empreendimento causa efeito sobre uma população, como a separação em duas subpopulações, o que pode levar à diminuição da variabilidade genética das mesmas.

eDNA

A aplicação de DNA ambiental (e-DNA) tem ganhado espaço em estudos, pois é uma técnica menos invasiva (que não necessita de manuseio de espécies), evitando mortandade de organismos, além de fornecer alta precisão na identificação de espécies. A partir de amostras de água, sedimento ou ar, é possível inferir quais espécies estão ocupando um ambiente, bem como, monitorar possíveis alterações na comunidade. A Ictiológica é uma empresa que preza pela inovação tecnológica tendo sido contemplada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o aprimoramento de protocolos de e-DNA para identificação de peixes (Proc. Fapesp 2023/11450-9).

DNA barcoding/
metabarcoding

Em consonância com o e-DNA, o DNA Barcoding e Metabarcoding tem alta capacidade resolutiva na identificação de organismos. Aplicamos essa metodologia para identificar ovos e larvas (ictioplâncton) e conteúdo estomacal de peixes, pescados como barbatana de tubarões, presas de mamíferos carnívoros a partir das fezes, entre outras aplicações.
Rolar para cima